segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Ensino e educação de qualidade


José Manuel Moran
Segundo Moran há uma preocupação com o ensino de qualidade mais do que com a educação de qualidade e que ensino e educação são conceitos diferentes.
Muito se fala hoje por todas as pessoas sobre a educação no país. Cobra-se muito das autoridades e das instituições de ensino sobre aquilo que se está ensinando. Há uma preocupação com ensino de qualidade, fazendo-se inclusive uma comparação entre ensino e educação. Eu, particularmente penso que se o Ensino for bem ministrado e levado a sério pelos professores e estabelecimentos de ensino quem ganha é a educação, pois como ter uma educação de qualidade se o ensino não for bem planejado e tiver como filosofia o desenvolvimento integral do aluno? Na verdade, em geral, não temos ensino de qualidade. Temos, isso sim alguns cursos e algumas universidades que se destacam. Mas o conjunto das instituições de ensino está muito distante do conceito de qualidade, como organização inovadora, aberta, dinâmica, com projetos pedagógicos voltados para o interesse do aluno.
Para se ter um ensino de qualidade há necessidade de começar pela remuneração dos professores que hoje recebem, estão pouco motivados e evoluídos como pessoas para realizarem um bom trabalho, principalmente quando encontram uma escola com infra estrutura abalada, além de encontrar alunos desmotivados.
Encontramos ainda bastante alunos que valorizam mais o diploma do que a aprendizagem, que fazem o mínimo para serem aprovados e que esperam ser conduzidos passivamente e não exploram todas as possibilidades que existem dentro e fora da instituição escolar.
Por isso fica um desafio para nós professores e para as autoridades em educação do nosso país. Quando teremos um ensino e uma educação que possa desenvolver no aluno todas as dimensões do ser humano, que desenvolvam suas potencialidade que levem ele para uma visão crítica e tecnológica? Para isso precisamos desenvolver metodologias mais criativas e que façam esta integração em si mesmas do sensorial, intelectual, emocional , ético e tecnológico e que transmitam de forma fácil e que estejam prontas para luma educação de qualidade.

Nenhum comentário: